segunda-feira, 20 de julho de 2009

MÓDULO 6 - GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR - 2ª PARTE


Profuncionário - Aula do dia 18/07/2009.

Rosa Vincentin
Gemed





A unidade busca refletir sobre a educação ou gestão da educação e da escola por meio da compreensão da estrutura escolar. Nesta busca, percebemos a discussão da gestão democrática como princípio nas lutas dos trabalhadores em educação na conquista do direito à educação para todos. União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Essa unidade ressalta os processos de trabalho na escola, vinculado-os à construção da gestão democrática. Durante o encontro do dia 18/07/2009 tivemos uma palestra com a Professora Dagmar Ricco Santelli, onde o tema foi justamente "Gestão Democrática e os trabalhadores da educação". Ela visa destacar a ação pedagógica que se realiza na escola por meio do trabalho docente e não-docente, pretende ressaltar a necessidade da efetiva participação dos trabalhadores da educação na construção da gestão democrática na escola e na garantia da educação como um direito social.

O objetivo de tudo isso é que o funcionário de escola possa compreender as diferentes concepções e abordagens da administração capitalista e a especificidade da gestão educacional, bem como aprender a identificar as relações entre a reforma do Estado Brasileiro e a gestão escolar. Deseja-se ainda, que o cursista, no exercício de seu fazer profissional trabalhe seu espaço de forma educativa.

Para finalizar o encontro tivemos uma festinha em cada sala onde levamos comes e bebes, logo após fomos para a quadra da escola brincar. Teve quadrilha e gincana, desfile de caracterizados como caipiras. Tudo foi muito bom!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Vocês estão caprichando mesmo pessoal. Um abraço da tutora Josy.

    ResponderExcluir