quarta-feira, 7 de abril de 2010

MÓDULO 15 - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS


Esse módulo contribui para a nossa formação relacionada às dimensões técnicas e pedagógicas da administração de materiais que estão além da organização do espaço físico de um depósito, mas, sobretudo, diz respeito à constituição de uma identidade educativa voltada às preocupações com o uso racional de recursos materiais e a cultura do não desperdício, desenvolvendo habilidades essenciais aos cuidados com o patrimônio público no âmbito da escola, relacionados à aquisição, à manutenção, à preservação e à economia dos bens públicos, que se comunicam transversalmente com valores, como ética, transparência e democracia, além do desenvolvimento no seio escolar, de uma consciência ambiental, tão fundamental aos nossos dias. É de suma importância, por conseguinte, que todos, sobretudo os alunos, se invistam do sentimento de cidadania o qual se pauta nos ideais de respeito e de conservação do patrimônio escolar.

Cursistas: Lausimar Kahali de Oliveira e Maria Lúcia da Silva Secretaria Escolar A - GEMED

terça-feira, 6 de abril de 2010

MÓDULO 14 - CONTABILIDADE NA ESCOLA


Este módulo tem o propósito de debater sobre a Contabilidade como ferramenta necessária ao desenvolvimento humano, apresentar a origem e a aplicação dos recursos da Educação Básica no Brasil. Tendo esse conhecimento, cremos que estaremos aptos para refletir sobre como garantir o acesso de um número cada vez maior de pessoas à Escola Pública, gratuita e de qualidade.
Os desafios para melhorar a Educação Pública são enormes e necessários porque, sobretudo, acreditamos tratar-se de um instrumento para redução das desigualdades sociais do nosso país.

Cursistas: Lausimar Kahali de Oliveira e Maria Lúcia da Silva
Secretaria Escolar A - GEMED

MÓDULO 13 - TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO


O Módulo 13, Técnicas de Redação e Arquivo, nos fez conhecer a maneira correta no desempenho de nossas tarefas do dia-a-dia. Saber sobre linguagem, interação, comunicação e tudo que um bom profissional precisa ter conhecimento, sendo que no nosso local de trabalho precisamos da linguagem para nos comunicar e interagir com pessoas, professores, colegas de profissão e, principalmente, os alunos que são o motivo da existência da escola!

Cursistas: Lausimar Kahali de Oliveira e Maria Lúcia da Silva
Secretaria Escolar A - GEMED

MÓDULO 12 - LEGISLAÇÃO ESCOLAR



Nesse módulo, conhecemos os aspectos legais que estruturam a Educação Escolar, como um conjunto de orientações para ordenamento e fundamentação de uma prática profissional, conhecimento da legislação, compreendendo a finalidade de suas ações enquanto servidor público em uma escola pública, conhecendo os processos que constituem a evolução da legislação da educação e refletindo sobre o Conselho Escolar e o Regimento Escolar, assumindo o papel ativo no aprimoramento da legislação e no fortalecimento da Gestão Democrática da escola e da Educação Escolar.
Conhecemos sobre os programas governamentais vinculados ao FNDE ( Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). E, assim, tivemos conhecimentos de leis, programas e parcerias que se tornam essenciais para desenvolvermos o nosso papel de educador e nos tornarmos ótimos profissionais!

Cursistas: Lausimar Kahali de Oliveira e Maria Lúcia da Silva
Secretaria Escolar A - GEMED

MÓDULO 11 - GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS E NA ESCOLA


Falar sobre políticas de educação não é tarefa nada fácil, pois falta muito para que a educação brasileira chegue ao mesmo patamar que a educação dos países de primeiro mundo. O que se vê é que os investimentos feitos na educação hoje, tem como foco dados estatísticos, como por exemplo, a diminuição do número de analfabetos, quando deveria estar focada na real aprendizagem dos alunos. Dentre os pontos negativos vemos que a educação ainda é baseada na lei onde o professor ensina e o aluno copia, quando na verdade deveria haver uma troca entre aluno e professor. De certa forma, os alunos estão desmotivados a aprender porque não se aplica em suas vidas o que é visto em sala de aula. Vemos que a Educação deveria assumir sim, formas diferenciadas, escolas preparadas para atender alunos super dotados e alunos com extrema deficiência. Isso não seria uma divisão ou exclusão, mas sim uma forma de direcionar e obter um melhor aproveitamento do ensino/aprendizagem.
Cursistas: Lausimar Kahali de Oliveira e Maria Lúcia da Silva - Secretaria Escolar A - GEMED

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MÓDULO 10 - EDUCAÇÃO


Podemos dizer que a escola é a nossa segunda casa. A casa do saber da Educação. É na escola que nasce e cresce em nós o espírito de cidadania, do respeito pelo outro, da valorização da pessoa humana, dos nossos bens e dos bens coletivos. Pelo menos, é na escola que devem ser aperfeiçoados tais valores e sentimentos, que surgem os cidadãos do mundo compromissados com a sociedade em que vivem, pautados na ética para a edificação de um mundo mais justo onde seus bens sejam efetivamente partilhados, de modo muito particular, aqueles que, por sua equivalência, se traduzam um bem de cada um e de todos, podendo assim ter uma organização que é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade propósito coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos inatingíveis para uma pessoa.
Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou Corpo de Bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organização, que é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
E assim é a organização na escola, pois cada um faz a sua parte formando a soma de pessoas, dando assim a combinação de todos os envolvidos com o mesmo objetivo, com a responsabilidade e prestação de serviços.

Cursistas: Lausimar Kahali de Oliveira e Maria Lúcia da Silva
Secretaria Escolar A - GEMED