sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MÓDULO 10 - INFRA-ESTRUTURA: TEORIAS DO ESPAÇO ESCOLAR

Tivemos alguns conhecimentos sobre o espaço escolar, como ele é importante para a aprendizagem das crianças, estudar as principais unidades ambientais que comõem a escola, a arquitetura, a engenharia. Esperamos que, com a mudança de revisão do mundo, decorrente da nova função, nós cursistas, melhoremos a nossa auto-estima.


Cursista: Marlene Ferreira Menezes
Turma da Infra-Estrutura
CIEI - Sonho de Criança

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MÓDULO 10 - TRABALHO ESCOLAR E TEORIAS ADMINISTRATIVAS - 2ª AULA - 26 DE SETEMBRO DE 2009.


Cursista: Celina Espinosa Perez

GEMED


A aula dodia 26 de setembro foi muito proveitosa, pois permitiu a participação de todos. Dentre os assuntos tratados o que mais rendeu foi o tema "ética", a tutora realizou um teste onde avaliamos nosso senso ético onde a sala se saiu muito bem. Falar sobre ética é sempre muito bom, pois nos permite analisar nossos atos e princípios. Nosso trabalho revela muito de nossa personalidade e traz a responsabilidade de ser exemplo, ser formador de opinião, assim sendo é necessário que cada indivíduo tenha seu próprio código de ética, observando sempre o outro e a sociedade em que vive. Pode-se dizer que a ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão é uma elemento vital na produção da realidade social. todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo e errado, do bem e do mal. Embora relacionadas com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e cntextos históricos.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros, relações justas e aceitáveis. Via de regra, está fundamentada nas idéias de bem de virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.